Sobre Laise Sousa Moreira

Quem sou eu e como tudo começou?

Eu sou Laise Sousa Moreira, nasci em Valença na Bahia.  Eu mudei para Petrolina, Pe em 2006 para estudar Engenharia Agrônomica na Universidade do Estado da Bahia. Adquiri o mestrado em Horticultura Irrigada após a minha formatura em 2010, e trabalhei como gerente de pesquisa e desenvolvimento de novas variedades nas Fazendas Labrunier/Grupo JD. Foi uma experiência única e muito marcante para meu crescimento profissional.

Atualmente eu trabalho na Universidade de Minnesota como cientista no setor de pesquisa de melhoramento genético de plantas com foco em uva de mesa e vinho. O objetivo do meu trabalho é de desenvolver variedades que possam se adaptar as condições climáticas do estado Minnesota e do Centro Oeste dos Estados Unidos.

Minha experiência como agronôma

Durante quase cinco anos em que estive junto a empresa Labrunier, tive a oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa com os melhores e mais respeitados pesquisadores na area de uva de mesa, sendo eles de diferentes países como: Estados Unidos, Espanha, Brasil, África do Sul e Chile.

A minha especialidade é em identificar a melhor cultivar ou variedade que atenda as necessidades do produtor e do consumidor.

Para o produtor, uma boa cultivar é aquela que é resistente as condições ambientais (doença e chuva), saborosa, com alta fertilidade, com uma cor impecavel, com alta produtividade e baixo custo de produção.

Para o consumidor, uma boa variedade é aquela que é saborosa, com qualidade, sem semente, com uma textura crocante e que faz parte de todo um ecosistema de desenvolvimento de produtos sustentável e eticamente correto.

A minha experiência também abrange desde o processo de importação, registro e a variedade ir para plantio em escala comercial.

Começando do zero: uma nova etapa em minha vida

Esses contatos foram indispensáveis para proseguir meus sonhos como agronôma independente do pais em que eu estivesse, e assim foi! No final de 2014, resolvi iniciar um outro projeto em minha vida: mudar para os Estados Unidos e ir em busca de fazer um doutorado em melhoramento genético de plantas e trabalhar com um dos melhores geneticistas do mundo.

Após a minha chegada aos Estados Unidos em Janeiro de 2015, me deparei com um grande barreira para ser aceita no doutorado: precisava falar inglês e passar no teste do GRE. O meu doutorado não é o doutorado convencional (sandwich ou outro) que a maioria dos brasileiros fazem aqui, pois estaria entrando como residente, ou seja, percebi que precisava estudar muito mais do que imaginei para ser aceita no programa de doutorado, principalmente porque não falava nada em inglês.

Inicialmente, tudo é muito novo e desafiador! Como não sabia falar inglês, tão pouco escrever, fui estudar na Universidade de Minnesota (Minnesota English program), no qual eu tinha aula o dia inteiro. Como o curso e custo de vida são carissimos aqui, precisava fazer algo para ganhar dinheiro para poder ajudar o meu marido nas despesas de casa. Não era somente a questão financeira mas também a necessidade de me manter ativa na minha área. Foi ai que decidi “pensar fora da caixa” e entrar em contato com algumas pessoas a procura de oportunidade de trabalho.

Em Maio de 2015, entrei em contato com o geneticista Dr. David Can (International Fruit Genetics) e perguntei sobre a possibilidades de ir trabalhar com ele no período no qual estava de férias da escola. E lá se foi eu para a California, com um Inglês básico, fui trabalhar no bloco de teste do IFG, e também no laboratório. Com isso aprendi novas técnicas indispensáveis para a criação de uma nova variedades de uva sem semente, como: esmaculação, polinização e resgate de embrião.

Porque criar um blog?

O objetivo desse blog é compartilhar informações e minhas experiências que adquiri no Brasil e as novas experiência que estou vivendo aqui nos Estados Unidos. O blog também será uma ferramenta para conectar  produtores, alunos, e pessoas interessadas sobre uva, e assim, que possamos juntos disseminar conhecimento para todo o Brasil.

Para aprender mais sobre esse mundo fascinante da uva e da agronomia, coloca o seu e-mail abaixo para receber atualizações direto na sua caixa de e-mail.

Cadastre-se para receber noticias sobre uva e a indústria da agronomia direto de sua caixa de email!