Costa Rica quer consolidar a exploração comercial de uva

Red Globe
Foto: http://www.medigardens.com

Os produtores de uvas da Costa Rica estão testando a produção de uvas em áreas experimentais ou em pequenas área de plantio. Objetivo dos produtores é trazer essa atividade a níveis comerciais na Costa Rica.

A primeira etapa do trabalho foi demonstrar que é possível cultivar uvas neste país e, de acordo com os produtores, isto já está superado. O segundo é consolidar as explorações comerciais de uva de mesa, produção de vinho ou produção de suco.

Um dos experimentos é na propriedade de Virgilio Vidor, que depois de 44 anos de pesquisa, tem atualmente desenvolvido cerca de 500 híbridos plantados em Lomas de Ayarco do Sul, Curridabat.

Vitor, é um italiano que veio com seus pais para a Costa Rica, um amante de uvas declarado, e diz que quer demonstrar a viabilidade do cultivo de uva no país. Ele Iniciou seus estudos em Playa Panama, Guanacaste.

Ao ser questionado sobre a rentabilidade e a qualidade, Vidor abriu seu ensaio, e mostrou os cachos em plantas e perguntou: “Agora, você acredito que é possível produzir uvas comercialmente em Costa Rica?”

Sim, Vidor é claro que deve ser feito plantio com híbridos e não com variedades europeus, porque os híbridos são mais adaptados as condições do país. Os teste com hibridação com variedades europeias e americanas e entre elas tem uva selvagem da Costa Rica estão sendo testadas nos campos.

Vedor explicou que deve ser dedicado 5 anos para obter a semente e outros cinco anos para determinar se a cultivar/variedade serve (tem potencial). Vedor disse que está disposto a doar a sua pesquisa de 44 anos, para um centro de ensino superior, como as universidades estaduais. Isso porque ele acredita que com os híbridos resistentes a umidade é possível cultivar uvas em Costa Rica.

Vedor disse que o desejo é espalhar a atividade e, portanto, vende plantas híbridas do seu ensaio e diz, enfaticamente, que isso não é o seu negócio, porque sua atividade é consultoria internacional.

Fonte: nacion.com/freshplaza.es

Cadastre-se para receber noticias sobre uva e a indústria da agronomia direto de sua caixa de email!